sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Carnaval



Carnaval surgiu de manifestações populares anteriores à era Cristã, na Itália, denominadas Saturnálias, em homenagem a Saturno. Com a expansão do Império Romano, essas festas, difundiram-se pela Europa.


No início da era Cristã, com a solidificação do poder da Igreja na sociedade, tais comemorações pagãs passaram a ser censuradas e limitadas ao período anterior à Quaresma.
Os italianos passaram, então, a denominá-los de Carnevale, indicando que se podia "abusar da carne", ou seja, podia-se "fazer tudo o que se tinha vontade" nesse período, pois os pecados seriam perdoados na 4ª feira de cinzas.
Os festejos chegaram a Portugal entre os séculos XV e XVI, com o nome de Entrudo, já que ocorria nos dias anteriores à Quaresma. O evento tinha uma forte característica gastronómica e era marcado por brincadeiras de extrema violência. O Brasil, conheceu tal evento,

por influência de Portugal. O Entrudo brasileiro era tão violento quanto o português. Esse tipo de brincadeira, com o passar do tempo, foi gerando muitos protestos; as pessoas evitavam sair às ruas e as classes mais favorecidas se divertiam em bailes e em salões fechados. tanto que, por volta de 1850 passou a ser reprimido pelas autoridades policiais.
Foi justamente nesse período que a festa começou a diferenciar-se, entre o Carnaval de Salão (para os indivíduos de classe média e alta) e o Carnaval de Rua (para os de classe baixa).

Carnaval de rua antigo

Nenhum comentário: